
Na manhã desta quinta-feira, 11 de setembro, teve início o 2º Congresso de Comunicação da CRB Nacional, promovido pelo Setor de Comunicação da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional), sob a coordenação da Irmã Neusa Santos, Assessora de Comunicação da Conferência dos Religiosos do Brasil.

O evento, que acontece na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, reúne religiosos, comunicadores e especialistas para debater a comunicação no contexto da vida consagrada e da sociedade, e vai até amanhã, 12 de setembro. A abertura foi conduzida pela Irmã Neusa, que deu as boas-vindas aos participantes e apresentou o encontro. Em seguida, a Irmã Maria Aparecida, Diretora da Faculdade Santa Marcelina, fez uma saudação.
A palavra também foi concedida à Coordenadora da Regional São Paulo da CRB, Ir. Inês da Costa Camargo.

E por fim à presidente da CRB Nacional, Irmã Maria do Disterro Rocha, foi ao palco e destacou que a comunicação como instrumento de evangelização e presença da Vida Religiosa Consagrada.

A primeira palestra foi ministrada pela Dra. Nataša Govekar, Diretora Teológica do Dicastério para a Comunicação do Vaticano. Ela destacou a necessidade de verificar as fontes antes de compartilhar informações, mesmo quando vindas de pessoas de confiança, ressaltando que a credibilidade pessoal não substitui a verificação dos fatos.

Nataša também abordou o uso das redes sociais, especialmente entre adolescentes, citando uma escola na Alemanha onde toda a turma foi diagnosticada com uma condição ligada ao uso intenso dessas plataformas, mostrando como podem afetar a autoestima e agravar crises de identidade. Ao final, convidou os participantes a refletirem sobre o posicionamento da Igreja e dos cristãos nesse cenário, enfatizando a busca por equilíbrio no uso das redes, evitando excessos e riscos.
Na sequência, ocorreu a primeira narrativa de esperança, mediada por Polyana Gonzaga da Agência Arcanjo, Juliana Maria Fontoura Galline e Bruna Linsmeyer Robassa, da área de Comunicação e Marketing da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), apresentaram o projeto “Cartas para a Boa Mãe”. A websérie, composta por seis episódios, convida o público a imaginar cartas que Jesus teria escrito a Maria após partir em missão, inspirando reflexões sobre fé, esperança, afeto e espiritualidade. A iniciativa utiliza múltiplas plataformas para compartilhar conteúdos que promovem acolhimento, compaixão e gratidão.

Em seguida, o Dr. Kleberson M. Rodrigues apresentou uma palestra sobre o papel da liderança no mundo digital, abordando inteligência artificial e novas tecnologias, voltada a profissionais que atuam em instituições católicas, congregações e organismos da Igreja Católica.
Durante a apresentação, destacou como a transformação tecnológica tem alterado a forma de liderar e comunicar nessas organizações, ressaltando a importância de compreender e integrar as ferramentas digitais ao trabalho pastoral e administrativo. Ele abordou o uso da inteligência artificial para otimizar processos, apoiar decisões estratégicas e ampliar o alcance das mensagens, sempre considerando princípios éticos e o serviço à missão da Igreja.
Antes do encerramento da manhã, a Irmã Luciana Feitosa, CIIC, mediou a apresentação de Magnus Regis, que falou sobre o case de Hopetelling da Rede Um Grito pela Vida. Criada em 2007, a Rede atua na prevenção e enfrentamento do tráfico de pessoas no Brasil, utilizando as redes sociais como espaço de denúncia, conscientização e mobilização. Um caso destacado foi o resgate de uma travesti após sua família buscar apoio pela internet, demonstrando como a comunicação pode transformar dor em vida e anunciar dignidade.