
O segundo dia do 2º Congresso de Comunicação da CRB Nacional começou com uma missa presidida pelo Pe. Rafael Lopez Villasenor, secretário nacional das Pontifícias Obras Missionárias. A celebração foi conduzida pelas Regionais do Pará/Amapá, Espírito Santo, Florianópolis e Bahia/Sergipe, com animação das Regionais de São Paulo, Ceará e Paraná.

Após a missa, Osnilda Lima, assessora da Comissão para a Comunicação Social da CNBB, mediou a apresentação do case Hopetelling — “Um milhão de orações pelas vocações” — conduzido por Oniodi Gregolin, assessor de Comunicação da Província Marista Brasil Centro-Norte.
O projeto reúne ações coordenadas voltadas para a animação vocacional da Província Marista Brasil Centro-Norte. A proposta integra espiritualidade, oração, comunicação e engajamento comunitário em torno das vocações religiosas, articulando fé, tecnologia e mobilização social.

Na sequência, a Dra. Aleluia Heringer apresentou palestra sobre a necessidade de reduzir emissões de carbono para manter o limite de 1,5ºC de aquecimento global. Em sua exposição, destacou o papel da comunicação estratégica na difusão de informações sobre mudanças climáticas, defendendo a conscientização baseada em dados e exemplos.
Ela ressaltou que o comportamento dos adultos influencia a formação das crianças em relação à responsabilidade ambiental. Entre os dados apresentados, chamou atenção o fato de que 1% da população mundial emite a mesma quantidade de CO₂ que 66% dos mais pobres.

Segundo a palestrante, a crise climática afeta os grupos sociais de maneiras distintas e a transição sustentável envolve não apenas energia, mas também escolhas diárias, hábitos e estilos de vida.